No mundo consumista em que vivemos, estamos habituados a comprar impulsivamente, e a descartar sem pensar. E por mais que recebamos diariamente informações sobre o impacto desse estilo de vida no planeta em que vivemos, muitas vezes ficamos sem saber como efetivamente contribuir para mudança.
A politica dos 3RS, surgiu dessa necessidade de minimizar os impactos ambientais causados pela humanidade, devendo ser aplicado tanto em nosso dia- a –dia, quanto nas rotinas empresariais.
Os 3Rs da sustentabilidade devem ser entendidos por ordem de prioridade. Nesse caso, precisamos Reduzir e Reutilizar e quando não mais for possível fazê-los, reciclar.
Reduzir é basicamente realizar o consumo consciente, pensar e analisar a necessidade de cada produto no momento de sua compra, eliminando assim o consumo de itens supérfluos. Independentemente do tipo de produto sendo roupas, eletrônicos, eletroeletrônicos, brinquedos ou até mesmo alimentos. Além disso, devemos reduzir também o consumo de água, energia e combustíveis. Ao reduzir estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental
Reutilizar, significa aumentar a vida útil de um determinado produto, dessa maneira conseguimos impedir o descarte de um material e a compra de um novo, reduzindo assim a quantidade de matéria-prima, água e energia necessária na produção de novos bens de consumo. Por isso, antes de descartar, devemos pensar se aquele item pode ser útil para outra função, ou até mesmo para outra pessoa podendo então ser doado.
E após reduzirmos e reutilizarmos, aquilo que realmente deve ser descartado talvez possa reciclado, sendo transformado em algo totalmente novo. Ou seja, materiais que seriam descartados são reinseridos no ciclo produtivo e utilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Vários materiais podem ser reciclados (papéis, plásticos, vidros, metais, pneus) e a separação do lixo é fundamental para que todo o processo de reciclagem aconteça. Por isso devemos separar o material reciclável do não reciclável, os recicláveis poderão ser encaminhados para NSU. A reciclagem contribui para a geração de emprego e renda, prolonga a vida útil dos aterros sanitários e auxilia na preservação dos recursos naturais, embora seja um processo que consuma recursos.
Fonte – WWW.INFOESCOLA.COM